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Artigos e Dicas

Qual a melhor fonte de energia para melhorar seu desempenho nos esportes?

quarta, 15 de janeiro de 2020 às 14:22:02

Tem coisa melhor neste verão que praticar seu esporte preferido? Seja para lazer, profissão ou mesmo como uma forma de se exercitar. Os esportes cumprem um papel muito importante em nosso dia-a-dia e também para melhorar nosso condicionamento físico. Acontece que muitas vezes corpo acaba não tendo aquela performance que desejamos e acabamos ficando frustrados com ele. Isso ocorre devido a inúmeras razões, mas uma das principais é a energia, pois é ela que vai servir de combustível para o nosso organismo durante os exercícios e se ele não estiver bem abastecido, podemos ter vários problemas. Mas existe uma fonte de energia que seja melhor para praticar os esportes? Antes de responder essa pergunta, vamos conhecer um pouco melhor cada uma delas e como agem em nosso corpo.

 

Cafeína: poderoso estimulante a curto prazo

 

É impossível não lembrar dela quando falamos em energia, a cafeína, que se popularizou bastante devido ao café, é uma das substâncias mais recomendadas para ganho de desempenho e disposição. Ela age no sistema nervoso central bloqueando a adenosina, um neurotransmissor calmante, o que acaba elevando o nível de adrenalina do corpo, aumentando assim a disposição. Como consequência disso, também acelera o metabolismo, o que aumenta a queima de calorias e ajuda a evitar a exaustão dos treinos mais intensos.

 

Após ingerida, a cafeína leva de 40 minutos até 2 horas para atingir a corrente sanguínea e agir plenamente no organismo, entretanto se o corpo já estiver digerindo algum alimento, este tempo pode ser alongado bastante. Ela pode ser encontrada em várias plantas (muitas delas utilizadas em chás e bebidas diversas) como a noz de cola, frutos do guaraná, grão de café e o cacau. Ela possui alguns efeitos colaterais se utilizada da forma incorreta e sem acompanhamento de um profissional, como aumento de secreção gástrica, sensação de ansiedade, angústia e insônia.

 

  TCM: Energia mais Duradoura e Saudável

 

O triglicerídeo de cadeia média ou TCM, como é mais conhecido, é outra importante fonte energética e é classificado como um ácido graxo. Ele é extraído do coco refinado, reduz a apetite e favorece a utilização de gordura como fonte de energia, além de ser uma oferta imediata à célula durante exercícios de resistência. Ele atua no organismo de forma diferente, pois não se acopla na corrente sanguínea e acaba sendo metabolizado apenas no fígado se transformando em energia. O TCM é um grande aliado na prevenção de Úlceras de Decúbito, devido a possuir excelente absorção, formando uma película protetora para à pele, prevenindo escoriações devido à sua alta capacidade de hidratação, proporcionando assim ótima nutrição celular e uma pele mais saudável.

 

Outro benefício importante do TCM é no sistema nervoso central, exercendo papel fundamental para fornecer energia aos neurônios de forma eficaz, contribuindo para melhor condução de impulsos nervosos. Desta forma, são observados grandes avanços cognitivos em pacientes com doenças neurodegenerativas. Além disso, os ácidos graxos de cadeia média são altamente recomendados para praticantes de atividade física e atletas. Devido a sua estrutura molecular ele permite o melhor fornecimento de energia, poupando o glicogênio hepático e muscular durante este período e melhorando sua performance em atividades intensas. 

 

Carboidratos: Indispensáveis para nosso Corpo

 

Uma das nossas principais fontes de energia, o carboidrato deve ser ingerido diariamente para garantir o bom funcionamento de nosso organismo. Eles são a principal matriz energética para as atividades do nosso dia-a-dia, tais como: andar, correr, pular e mover objetos mais pesados. Além disso, são de suma importância para atividades físicas como a prática de algum esporte. Também tem como função nutrir as células de nosso sistema nervoso central. Como em períodos de atividades físicas mais intensas as células musculares acabam requerendo uma alimentação constante de energia, caso não tenham acesso a estoques de carboidratos elas vão acabar recorrendo aos estoques de proteínas, diminuindo a massa muscular, processo conhecido como catabolismo.

Visto isso, como os estoques de carboidratos são limitados, para não ter problemas com o catabolismo e não comprometer seu desempenho atlético. Então se para uma pessoa o carboidrato é muito importante, para um atleta ele é indispensável para manter a performance em alto nível sem prejudicar a saúde. Existem pontos a serem observado na ingestão em excesso de carboidratos simples (arroz branco e massas), pois ela causa aumento de peso, além de elevar o risco de diabetes tipo 2. Alguns alimentos que possuem boa concentração de carboidratos: arroz, batata, massas em geral, bolachas, aveia, granolas, cereais, frutas e legumes.

 

Existe uma matriz energética melhor que a outra?

 

Como vimos acima, cada uma delas tem uma função única em nosso organismo e age de maneira diferente para melhorar nosso desempenho físico.

A cafeína tem um papel de dar intensidade e acelerar o metabolismo, então funciona muito bem em conjunto com as outras duas.

O carboidrato tem de estar sempre presente em sua dieta, mas para ganho de massa ele tem uma enorme importância, agora se o objetivo é emagrecer é melhor não abusar dele e buscar no TCM uma alternativa.

 

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Este foi o artigo de hoje.

Espero que possa colaborar com seus objetivos, precisa de uma orientação mais especifica? 

 

André Furtado


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